Arbustos Escandentes

Como já mencionamos anteriormente, não existe uma definição exata, considera-se Arbusto todo vegetal do grupo das angiospermas dicotiledôneas lenhosas, que se ramifica desde junto ao solo e tem menor porte (abaixo de 6 m) em relação às árvores.

Arbustos Escandentes são as espécies de Arbustos que possuem seus troncos flexíveis e necessitam suporte para ganhar altura, e como as trepadeiras, os arbustos podem ter estrutura lenhosa, semi-lenhosa ou herbácea. Veja alguns exemplos abaixo:

Costela de Adão ou Banana de Macaco

Costela-de-adão ou banana-de-macaco (Monstera deliciosa): possui uma folhagem exótica e exuberante que adere bem ao muro, mas possui o crescimento bem lento. O nome científico refere-se ao fruto que produz, que tem a fama de ser delicioso. Dizem até que era muito apreciado pela Princesa Isabel. Combina bem com muros rústicos, especialmente os muros de pedras. Originária do México, gosta de locais à meia-sombra. Reproduz-se por meio de estacas de pedaços do caule e o espaçamento correto para o plantio é de 1m entre as plantas.

Alamanda

Alamanda (Allamanda cathartica): também conhecida como alamanda-amarela ou dedal-de-dama, esta espécie pode proporcionar uma bela decoração para muros, com seus ramos pendentes floridos. A alamanda produz flores amarelas e grandes, necessita de sol pleno e se reproduz por meio de estaquia dos galhos. Originária do Brasil, é ideal para clima quente e úmido e o espaçamento indicado é de 50 cm entre as plantas. Mas deve-se ter um cuidado extra com esta espécie, pois trata-se de uma planta tóxica.

7 Respostas ↓   
  1. gostaria de saber se a flor de adao e toxica


  2. Marcelo Gergull tem razão, acabei de provar um único pedacinho da flor do que eu supunha ser a Costela de Adão e minha boca ficou muito irritada. Creio que a espécie que tenho seja a tal Banana de Macaco pois não tem furos naturais nas folhas.


  3. A Costela de adão pode matar uma árvore? tenho uma chácara cheia de arvores e quase todas elas tem este tipo de trepadeira.


  4. A planta apresentada na foto é uma Costela de adão, a Banana de macaco é outra espécie, e tem as folhas mais finas e os recortes mais uniformes.


  5. NÃO SE DEVE CONFUNDIR COSTELA DE ADÃO (Monstera deliciosa) COM BANANA DE MACACO (Philodendron bipinnatifidum)

    Isto porque este último apresenta toxicicade nos frutos, que aliás não tem sabor agradável,nem tampouco aroma atraente. No mais, podem acarretar até mesmo edema de glote com morte superveniente. Infelizmente é comum a confusão de nomes e atribuições, o que pode levar a sérios acidentes.


  6. VOCÊS SÃO ABSOLUTAMENTE DOIDOS! BANANA DE MACACO É VENENO E JÁ ME INTOXIQUEI COM ISSO! O NOME CIENTÍFICO É Philodendron selloum (Banana de Macaco)
    ELA É MUITÍSSIMO PARECIDA COM COSTELA DE ADÃO, ESSA SIM, DE FRUTOS COMESTÍVEIS E DELICIOSOS E CUJO NOME CIENTÍFICO É MONSTERA DELICIOSA. UM PERIGO VOCÊS DIVULGAREM INFORMAÇÕES IMPRECISAS DESSA FORMA, PONDO EM RISCO A SAÚDE DAS PESSOAS. CORRIJAM ESSA FALHA, POIS CABE DENÚNCIA PELO RISCO A QUE VCS INDUZEM AS PESSOAS. É VENENOSA E O FRUTO PODE MATAR!!! VEJAM O SITE:http://www.achetudoeregiao.com/Arvores/plantas_toxicas.htm E LEIAM EM :http://pt.wikipedia.org/wiki/Philodendron_bipinnatifidum. LÁ, PELAS FOTOS, VERÃO QUE SÃO MUITO SEMELHANTES ENTRE SI.A PROPRIA COSTELA DE ADÃO (Monstera deliciosa), CUJO FRUTO NÃO É TOXICO, MAS DELICIOSO, TAMBÉM APRESENTA TOXICIDADE NAS FOLHAS.

    vejam tanbém :
    http://dicionario.babylon.com/banana%20de%20macaco

    Wikipedia Português – A enciclopédia livre

    Costela-de-adão

    A costela-de-adão (Monstera deliciosa) é uma planta da família das aráceas. Possui folhas grandes, cordiformes, penatífidas e perfuradas, com longos pecíolos, flores aromáticas, em espadice comestível, branco-creme, com espata verde, e bagas amarelo-claras.
    Esta planta é muito confundida com outra aráceas, a banana de macaco (Philodendron bipinnatifidum), mas difere desta por apresentar furos nas folhas e recortes maiores e mais uniformes.

    A espécie é nativa do México e é mundialmente cultivada como ornamental pelas belas e peculiares folhas, com segmentos que lembram costelas. Seu fruto (delicioso) é comestível e muito saboroso, daí seu nome científico, “Monstera deliciosa”. A princesa Isabel, considerava este fruto o melhor de todos.

    Para esclarecimentos, meu mns é gergullm@hotmail.com


    • Olá Marcelo!
      Tenho ainda hoje, apesar de ter acontecido à mais de 50 anos, uma lembrança terrivel, sobre banana de macaco, – ou, como à chamávamos, lá no interior do Paraná, – banana de mico.
      Apenas lambí a dita cuja, – pois meu instinto, sempre me dizia, para antes de comer qualquer coisa desconhecida, – fazer algum tipo de teste, antes de mais nada; fato esse que me salvou a vida.
      Apesar de ser um garoto do interior, sempre tive presença de espirito, para evitar certos riscos.
      Como já observei, apenas lambí, com a pontinha da língua, o dito fruto; já sentindo seus efeitos…
      Foi a coisa mais agoniante que já senti em minha vida.
      Senti nesse momento, que se tivesse engolido a saliva, tería morrido por asfixia.
      Babei em torno de meio dia, direto, e foi isso tbm., que ajudou à me salvar.
      Bem oportuno, o seu alerta.
      Eu tbm. experimentei, por causa de informações erradas, que me passavam sobre ser comestível.
      Obrigado!
      Abração.


Escreva sua resposta ↓


   


Páginas Relacionadas


não achou o que está procurando?

Faça uma busca no site, são mais de 100 mil perguntas, respostas e comentários.

Já usou a busca e não achou?
Envie a sua pergunta acessando o formulário de perguntas.



Ajude a nossa comunidade receber mais respostas!
↓ Clique no botão [g+1] abaixo e recomende o Mania de Celular no Google: