Início » Guia Flores e Jardim » Dicas e Curiosidades » Plantas e Flores »

Curiosidades sobre os Cactos

A origem do nome: o termo ‘cactos’ foi usado há cerca de 300 anos antes de Cristo pelo grego Teofrastus. Em seu trabalho chamado Historia Plantarum, ele associa o nome cacto à plantas com fortes espinhos. Embora os cactos possam ter formas diversas, ainda hoje associamos a idéia de que são plantas com muitos espinhos.

Nem todas as plantas que mantêm água dentro da sua estrutura são cactos. Essa característica também é comum às plantas suculentas. A diferença é que os cactos têm apenas caule e espinhos e as suculentos também têm folhas e nem sempre espinhos.

Todos os cactos florescem, porém algumas espécies só dão flores após os 80 anos de idade ou atingir altura superior a dois metros. Depois da primeira floração, todo ano, na mesma época, as flores voltam a aparecer.

Algumas espécies dão frutos comestíveis. É o caso do cacto mexicano Opuntia Ficus-indica, que produz o conhecido figo-da-índia.

Cactos podem viver até 200 anos e alcançar 20 metros de altura (como o Cornegia gigantea, originário dos EUA e México). Mas também existem espécies minúsculas. A menor conhecida é o Blosfeldia liliputana, dos Andes bolivianos, com apenas 0,5 centímetros de diâmetro.

Apesar de 92% de sua estrutura ser composta por água, a presença do cacto indica sempre um solo pobre e seco.

No mundo, existem mais de duas mil espécies de cactos catalogadas. Só no Brasil, são mais de 300 tipos.

As folhas são as principais responsáveis pela fotossíntese e respiração das plantas, mas as espécies que não possuem folhas, mas espinhos, como os cactos, desenvolveram um outro mecanismo para respirar.

A maioria dos cactos respira pelo caule. Embora os espinhos sejam considerados folhas modificadas (se transformaram para se adaptar às necessidades da planta), ao contrário das folhas, eles não apresentam os estômatos – que são canais existentes entre as células, cuja função é permitir a entrada de ar e a movimentação de vapor de água para dentro e fora da planta. Por esta razão, por mais incrível que pareça os cactos respiram mesmo é pelo caule, pois é nele que se localizam os estômatos.

Por exemplo, em regiões muito secas, é comum a presença de cactos sem folhas, aqui no Brasil, por exemplo, no mandacarú (Cereus peruvianus), abundante na Região Nordeste, as funções de fotossíntese, respiração e transpiração são desempenhadas pelos caules. E como a quantidade de estômatos presentes nos caules dos cactos é pequena, pode-se dizer que esse tipo de planta respira menos do que outras mais folhosas.

O cacto também é utilizado como guardião por algumas correntes do Feng Shui, por ser considerado um purificador de ambientes. Segundo os especialistas desta técnica milenar, o cacto age como uma barreira para os raios gama emitidos por aparelhos de TV e computadores.

Escreva seu Comentário: ou
Nome:
Email:
      *email não será publicado.
 
Li e concordo com o Termo de Uso.


25 Mensagens
Receba mais respostas ! Compartilhe no:

  1. Ola,
    Adoro o cactus mandacaru, nossa ele é lindo quando cheio de flores, chega me dar arrepios e até emoção de tanta beleza. Moro perto de um que as vezes tem mais de cemm flores. Gente ele é demais…
    Agora morria sem saber que ele é um guardião.
    Uma pessoa espirita me disse uma vez que não se deve ter em casa pois planta de espinhos não é bom, não traz boas energias. Mas sempre tive porque adoro cactos. Depois que li que é bom adorei saber.

    tchau!!! adoro ler tudo de vocês.
    Saúde para todos e proteção…

    O cacto também é utilizado como guardião por algumas correntes do Feng Shui, por ser considerado um purificador de ambientes. Segundo os especialistas desta técnica milenar, o cacto age como uma barreira para os raios gama emitidos por aparelhos de TV e computadores.

  2. gostaria de saber se existe cacto com espinho venenoso?

  3. o cacto mandacaru pode ficar em vaso em quintal ao ceu aberto,as chuvas desta epoca podem encharca lo ?

  4. qual é a planta caracteristica ao cacto
    ????

  5. Tenho tres especies de cactos no meu jardim (foram jogados fora num condominio e consegui recupera-los,falta-me pratica para cuidar ,exemplo , deixo no sol, posso regar etc. ,gostaria de informações, agradeço a atenção,gostaria de mais dicas de como cuidar de minhas plantas e flores.

  6. plinio ricardo otto pfeiffer

    cabeca

  7. plinio ricardo otto pfeiffer

    existem cactos que viram remedios

  8. mais pq aqui não mostra a resposta?
    eu vou na 1

  9. ola eu gostaria de saber da utilidade do cacto como remedio ?
    obrigada

  10. por que o cacto nao tem folha

  11. pode se nao for pequeno pois se for pequeno pode perdelo no meio da terra
    eu tenho um mas so deixei ele ficar fora assim quando ele ja tinha 1 ano

  12. gostaria de saber e ver fotos dos cactus venenosos

  13. Pra aqueles que desejam uma planta, eu indacaria o CACTO por ser um planta que não esije muito cuidado é perfeito para aquelas pessoas que pasam bastamte tempo fora de casa, pois como todos sabem ele absorve agua e não precissa ser aguado todo dia

    MUITO OBRIGADA!!

  14. Gostaria de saber, nesta epoca de muita chuva pode causar algum problema para os cactus “mandacaru”?
    Os meus estão nascendo folhagens nos topos de cada praço, é normal isso?

  15. Ao transportar um cacto de aproximadamente 1,30m de altura, o jarro virou e o cacto se partiu ao meio. É possível recuperá-lo?
    Aguardo ansiosa
    Obrigada!
    Nazaré

  16. tassialisboademenezes

    você sabe por que os cactos não possuem folhas

  17. tenho dois cactos diferentes no meu quintal os dois tem frutos e nao sei c sao comestiveis. um a flor e amarela e o fruto e roxo e tem muitos frutos o outro tem um fruto amarelo mas um fruto grande. como saber c posso comelos?

  18. como cuidar de um cacto mandacaru

  19. cactos palmas

  20. EXENPLOS DE CACTOS!!

  21. carlos a de a souza

    como devo proceder na rega do mandacaru

  22. o cacto tem fruto ou nao

  23. Faz-se chá medicinal com cactus?

  24. como cuidar do meu cactos mandacuru parece que esta apodrecendo
    ficando preto , na parte inferior




O que é o FLoresecesta.com.br? Um site de perguntas, respostas e opiniões, editadas e organizadas por usuários.

O uso deste site implica na aceitação do Termo de Uso. Reportar esta Página | Contato | Inicio